“O homem que julga infalível a sua razão está bem perto do erro. Mesmo aqueles, cujas ideias são as mais falsas, se apóiam na sua própria razão e é por isso que rejeitam tudo o que lhes parece impossível.” Fonte: O Livro dos Espíritos, introdução VII.

Espiritismo em Foco

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Esclarecimentos sobre a Mediunidade!

Caros amigos, estamos dando continuidade ao estudo sobre a mediunidade, fundamentado no livro: DESOBSESSÃO, Cap. 6  a 10.
 
Estudem conosco, vamos nos preparar adequadamente para este trabalho de amor na Seara do mestre de Nazaré.
 
6 SUPERAÇÃO DE IMPEDIMENTOS: VISITAS

          Na lista dos impedimentos naturais, um existe dos mais freqüentes: a visita inesperada.
          Compreende-se o constrangimento dos companheiros já prestes a sair de casa para o serviço espiritual.
          Em alguns casos, é um parente necessitando de palavras amigas; de outros, um companheiro reclamando atenção.
          Que isso não seja tomado à conta de óbice insuperável.
          O tarefeiro da desobsessão esclarecerá o assunto delicadamente, empregando franqueza e humildade, sem esconder o móvel da ausência a que se vê compelido, cumprindo, assim, não apenas o dever que lhe assiste, como também despertando simpatia nos circunstantes e assegurando a si mesmo o necessário apoio vibratório.

7 SUPERAÇÃO DE IMPEDIMENTOS: CONTRATEMPOS

          Na série de obstáculos que, em muitas ocasiões, parecem inteligentemente determinados a lhe entravarem o passo, repontam os mais imprevistos contratempos à frente do servidor da desobsessão.
          Uma criança cai, explodindo em choro...
          Desaparece a chave de uma porta...
          Um recado chega, de improviso, suscitando preocupações...
          Alguém chama para solicitar um favor...
          Certo familiar se queixa de dores súbitas...
          Colapso do sistema de condução...
          Dificuldades de trânsito...
          O colaborador do serviço de socorro aos desencarnados sofredores não pode hesitar. Providencie, de imediato, as soluções razoáveis para esses pequeninos problemas e siga ao encontro das obrigações espirituais que o aguardam, lembrando-se de que mesmo as festas de natureza familiar, quais sejam as comemorações de aniversário ou os júbilos por determinados eventos domésticos, não devem ser categorizados àconta de obstrução.

8 IMPEDIMENTO NATURAL

          Circunstâncias existem que pesam na balança do trabalho por obstáculos naturais.
          Uma viagem inesperada, por exemplo.
          Pode acontecer que a obrigação profissional assim o exija.
          Noutros casos, a moléstia grave comparece em casa ou na pessoa do próprio cooperador, obstando-lhe o comparecimento à reunião.
          Temos ainda a considerar o impedimento por enfermidades epidêmicas, qual a gripe, e, em nossas irmãs, é razoável aceitar como motivos justos de ausência os cuidados decorrentes da gravidez e os embaraços periódicos característicos da organização feminil.
          Surgindo o impasse, é importante que o companheiro ou a companheira se comunique, rápido, com os responsáveis pela sessão, atentos a que se deve assegurar a harmonia do esforço de equipe tanto quanto possível.

9 TEMPLO ESPÍRITA

          À medida que se nos aclara o entendimento, nas realizações de caráter mediúnico, percebemos que as lides da desobsessão pedem o ambiente do templo espírita para se efetivarem com segurança.
          Para compreender isso, recordemos que, se muitos doentes conseguem recuperar a saúde no clima doméstico, muitos outros reclamam o hospital.
          Se no lar dispomos de agentes empíricos a benefício dos enfermos, numa casa de saúde encontramos toda uma coleção de instrumentos selecionados para a assistência pronta.
          No templo espírita, os instrutores desencarnados conseguem localizar recursos avançados do plano espiritual para o socorro a obsidiados e obsessores, razão por que, tanto quanto nos seja possível, é aí, entre as paredes respeitáveis da nossa escola de fé viva, que nos cabe situar o ministério da desobsessão. Razoável, ainda, observar que os servidores de semelhante realização não podem assumir, sem prejuízo, compromissos para outras atividades medianímicas, antes ou depois do trabalho em que se comprometem a benefício dos sofredores desencarnados.

10 RECINTO DAS REUNIÕES

O recinto das reuniões pede limpeza e simplicidade.
A mesa, com alguns dos livros básicos da Doutrina Espírita, de preferência «O Livro dos Espíritos», «O Evangelho segundo o Espiritismo» e um volume que desenvolva o pensamento kardequiano, conjugado aos ensinamentos do Cristo, estará cercada pelas cadeiras devidas ao número exato dos componentes da reunião, apresentando-se despida de toalhas, ornamentos, recipientes de água e objetos outros.
Em seguida à fila dos assentos, colocar-se-ápequena acomodação, seja um simples banco ou algumas cadeiras para visitas eventuais.
Um relógio será colocado à vista ou à mão, seja numa parede, no bolso ou no pulso do dirigente, para que o horário e a disciplina estabelecida não sofram distorções, e o aparelho para a gravação de vozes, na hipótese de existir no aposento, não deverá perturbar o bom andamento das tarefas e será colocado em lugar designado pelo orientador dos trabalhos.

Livro: Desobsessão
Chico xavier/André Luiz

Francisco Rebouças