“O homem que julga infalível a sua razão está bem perto do erro. Mesmo aqueles, cujas ideias são as mais falsas, se apóiam na sua própria razão e é por isso que rejeitam tudo o que lhes parece impossível.” Fonte: O Livro dos Espíritos, introdução VII.

Espiritismo em Foco

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Esclarecimentos sobre a Mediunidade!

Caros amigos, continuaremos na tarefa de divulgação da doutrina espírita, mesmo que tenhamos que recomeçar diariamente.
Agradeço as mensagens de apoio e aproveito o ensejo para pedir que todos vocês nossos amigos, enviem para seus contatos o endereço do nosso novo Blog Espírita.
Matérias diariamente, notícias e tudo de bom que a doutrina espírita nos concede.
Um forte abraço.
Francisco Rebouças
DESOBSESSÃO, Cap. 1 a 5

1 PREPARO PARA A REUNIÃO: DESPERTAR

          No dia marcado para as tarefas de desobsessão, os integrantes da equipe precisam, a rigor, cultivar atitude mental digna, desde cedo.
          Ao despertar pela manhã, o dirigente, os assessores da orientação, os médiuns incorporadores, os companheiros da sustentação ou mesmo aqueles que serão visitas ocasionais no grupo, devem elevar o nível do pensamento, seja orando ou acolhendo idéias de natureza superior.
          Intenções e palavras puras, atitudes e ações limpas.
          Evitar deliberadamente rusgas e discussões, sustentando paciência e serenidade, acima de quaisquer transtornos que sobrevenham durante o dia.
          Trata-se de preparação adequada a assunto grave: a assistência a desencarnados menos felizes, com a supervisão de instrutores da Vida Espiritual.
          Imaginem-se os companheiros no lugar dos Espíritos necessitados de socorro e compreenderão a responsabilidade que assumem.
          Cada componente do conjunto é peça importante no mecanismo do serviço. Todo o grupo é instrumentação.

2 PREPARO PARA A REUNIÃO: ALIMENTAÇÃO

          A alimentação, durante as horas que precedem o serviço de intercâmbio espiritual, será leve.
          Nada de empanturrar-se o companheiro com viandas desnecessárias.
          Estômago cheio, cérebro inábil.
          A digestão laboriosa consome grande parcela de energia, impedindo a função mais clara e mais ampla do pensamento, que exige segurança e leveza para exprimir-se nas atividades da desobsessão.
          Aconselháveis os pratos ligeiros e as quantidades mínimas, crendo-nos dispensados de qualquer anotação em torno da impropriedade do álcool, acrescendo observar que os amigos ainda necessitados do uso do fumo e da carne, do café e dos temperos excitantes, estão convidados a lhes reduzirem o uso, durante o dia determinado para a reunião, quando não lhes seja possível a abstenção total, compreendendo-se que a posição ideal será sempre a do participante dos trabalhos que transpõe a porta do templo sem quaisquer problemas alusivos à digestão.

3 PREPARO PARA A REUNIÃO: REPOUSO FÍSICO E MENTAL

          Após o trabalho, seja ele profissional ou doméstico, braçal ou mental, faça o seareiro da desobsessão o horário possível de refazimento do corpo e da alma.
          Repouso externo e interno.
          Relaxe, com ideações edificantes.
          Abstenção de pensamentos impróprios.
          Aspirações para cima.
          Distância de preocupações inferiores.
          Preparação íntima, podendo incluir leitura moralizadora e salutar.
          Formação de ambiente particular respeitável, de cujos agentes espirituais, enobrecidos e puros, se valham os instrutores para a composição dos recursos de alívio e esclarecimento aos irmãos que, desenfaixados da veste física, ainda sofrem.
          Os responsáveis pelas tarefas da desobsessão devem compreender que as comunicações reclamam espontaneidade e que o preparo a que nos referimos é de ordem geral, sem a fixação da mente em exigências ou gratificações de sentimento pessoal.

4 PREPARO PARA A REUNIÃO: PRECE E MEDITAÇÃO

          Pelo menos durante alguns minutos, horas antes dos trabalhos, seja qual for a posição que ocupe no conjunto, dedique-se o companheiro de serviço à prece e à meditação em seu próprio lar.
          Ligue as tomadas do pensamento para o Alto.
          Retire-se, em espírito, das vulgaridades do terra-a-terra, e ore, buscando a inspiração da
          Vida Maior.
          Reflita que, em breve tempo, estará em contacto, embora ligeiro, com os irmãos domiciliados no Mundo Espiritual, para onde irá igualmente, um dia, e antecipe o cultivo da simpatia e do respeito, da compaixão produtiva e da bondade operosa para com todos aqueles que perderam o corpo físico sem a desejada maturação espiritual.
          Dessa forma, estará caminhando para a colaboração digna com os benfeitores desencarnados que são os legítimos ministradores do bem.

5 SUPERAÇÃO DE IMPEDIMENTOS: CHUVA

          Hora de sair para a reunião.
          Necessário vencer os percalços que o tempo é capaz de oferecer.
          Não raro, é a promessa de aguaceiro iminente ou a ventania forte, comparecendo por empecilhos habituais.
          Chuva ou frio...
          O integrante da equipe não se prenderá em casa por semelhantes obstáculos.
          Conservará, sempre à mão, o agasalho preciso e enfrentará quaisquer desafios naturais, consciente das obrigações que lhe competem.

Livro: Desobsessão
Chico Xavier/André Luiz

Francisco Rebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário