“O homem que julga infalível a sua razão está bem perto do erro. Mesmo aqueles, cujas ideias são as mais falsas, se apóiam na sua própria razão e é por isso que rejeitam tudo o que lhes parece impossível.” Fonte: O Livro dos Espíritos, introdução VII.

Espiritismo em Foco

domingo, 24 de abril de 2011

Enquanto é Possível...

Apressa-te em quanto tens tempo, enquanto gozas de perfeita saúde, enquanto desfrutas da bênção da lucidez, e apresenta-te aos diversos núcleos Cristãos no mundo, e inscreve-te nas tarefas em que já podes colaborar de forma positiva com tua experiência no assunte de tua especialidade, seja em que área de conhecimento for, pois, todos os trabalhos elaborados pelos Imortais da Vida Superior, no objetivo de iluminação, esclarecimento e pregresso da humanidade, continuam carentes e necessitados de material humano, para serem implantados e executados na terra e, tua ausência naquilo que conheces e dominas, é sem qualquer sombra de dívidas, profundamente sentida.

Usa, do benefício que a inteligência te concede e capacita, e, deixa que os valores do conhecimento que tenhas adquirido ao longo dos anos, em teus esforços de melhoria e crescimento moral espiritual possam ser por ti utilizados para criar, modificar e transformar o ambiente em que vives e, as pessoas com as quais te relacionas, no sincero propósito de servir a causa do bem, e perceberás que os amigos da Espiritualidade Superior estarão ao teu alado te ajudando de forma tão concreta, como nunca imaginastes ser possível tamanha interação, para que obtenhas sucesso em teus projetos de ver crescer em volta de teus passos a alegria, a concórdia e a paz.

A vida pulsa incessantemente nos dois planos; no material em que ora nos encontramos e, no espiritual, invisível aos nossos olhos físicos, de onde procedemos e para onde retornaremos no dia em que o Supremo Doador da Vida nos determinar e; por sabermos ser esta, uma realidade, absoluta, que não poupará, nenhum de nós seres humanos, e nem nos permitirá qualquer privilégio em relação aos nossos semelhantes, é prudente e até mesmo inteligente, saber tirar todo o proveito das inúmeras oportunidades que a vida nos oferece de crescimento e progresso, visando nosso desenvolvimento moral e intelectual.

Para tanto, é necessário nosso indispensável esforço, no trabalho de burilamento que nos está reservado executar, em virtude dos incontáveis equívocos que cometemos no desrespeito às Sábias Leis Divinas, que há muito espera por nossa harmonização e colaboração na implantação e obediência de seus princípios, construindo o que destruímos, ou refazendo o que, mal feito executamos, desenvolvendo em nós os valores ético-morais diferentes dos que anteriormente nos utilizávamos com os quais não observamos o respeito, o amor, e a caridade para conosco, com nosso semelhante e por conseguinte, para com a vida.

Faz-se preciso, urgentemente, encarar essa realidade de frente e, com a disposição necessária, iniciarmos uma mudança de comportamento, buscando alargar nossa visão até aqui míope e, por isso mesmo, deficiente com que sempre olhamos sem enxergar as coisas do Espírito Imortal que sabemos ser, para meditar de forma consciente e honesta, e providenciar imediata limpeza dos departamentos do coração onde cuidadosamente abrigamos os “tesouros” que juntamos ao longo dos séculos e que hoje já identificamos como sendo a causa maior das nossas desditas e infelicidades, pois que, só nos trouxeram preocupações, ansiedades e desconfortos, causando sérias seqüelas ao nosso ser Espiritual.

Sejamos, pois, doravante, mais cuidadosos e cautelosos, com tudo o quanto pretendemos entesourar nesses mesmos compartimentos do nosso coração, que ora trabalhamos por esvaziar, para que não nos arrependamos mais tarde, como hoje nos arrependemos de não ter feito melhores escolhas e, por isso mesmo, estamos pagando preço bastante elevado por nossa negligência para com as virtudes do Espírito e pelo excesso de preocupação em amontoar os falsos tesouros “que a traça corrói e a ferrugem, consome”, responsáveis pelos transtornos dos quais temos sido as maiores vítimas, desde eras recuadas da nossa criação.

Francisco Rebouças. 

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Como éramos outrora...


Por menos que pareça, já melhoramos em muito...

Porque também nós éramos, outrora, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.       
Paulo – “ Tito, Cap. 3 Versículo 3.”


Francisco Rebouças

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Jornadas da ADEP

Transmissão em directo nos dias 16 e 17 de Abril de 2011
Como colocar questões: Deve indicar a quem coloca a questão (nome da pessoa e/ou tema apresentado), e deve ser objectivo na formulação da pergunta. Deverá registar-se no site Ustream.tv para que possa participar no chat, de modo a interagir com outros utilizadores e colocar questões, para que algumas possam ser respondidas em directo. Haverá um moderador no chat para encaminhar ou responder às questões. No chat deverá indicar a questão da seguinte forma “Questão para António José – Qual o futuro da educação?”, onde contém a palavra Questão (para diferenciar de quem está a interagir com outros utilizadores), o nome do palestrante a quem dirige e a questão. Em alternativa poderá colocar a questão no fórum no facebook da ADEP aqui
Link directo do evento no Ustream: http://www.ustream.tv/channel/educacao-do-futuro
Deverá usar um acesso à Internet de banda larga (mínimo 1mb) para poder assistir nas melhores condições.
Como inscrever no ustream.tv para participar no chat
Se tentar escrever no chat vai aparecer uma opção para inscrever “sign up”, que basta seguir os passos. Se aceder pelo link directo da transmissão, pode clicar em Login, no canto superior direito do site e escolher a opção Facebook para que possa fazer “connect with facebook” e entrar com a sua conta.
Social Stream
Esta opção, disponível ao lado do chat, permite que o utilizador possa enviar comentários para as redes sociais (twitter, facebook, etc) junto com link da transmissão. Não serve para chat do evento, mas para divulgar na sua rede o que está a decorrer na transmissão.
Outras opções
Por baixo do vídeo tem uma opção para colocar o vídeo em ecrã inteiro (full screen). A opção embed permite colocar o vídeo e chat no seu blog ou site.

Francisco Rebouças

Jornal Zero Hora!

O Massacre de Realengo

Jose Francisco Costa Rebouças
O Brasil e o mundo foram surpreendidos pela notícia exibida ao vivo, pelos meios de comunicação do Rio de Janeiro, por um fato absolutamente jamais imaginado pela população da zona oeste de nossa cidade, o massacre ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira no bairro de Realengo.

Em pleno horário de atividades normais em uma sala de aula, acontecia um verdadeiro pesadelo para os professores e crianças que ali se encontravam em busca de conhecimentos para justamente oferecerem à sociedade maiores opções de crescimento e desenvolvimento na busca de melhores dias para todos nós. O fato assombroso foi estupidamente executado por Wellington Menezes de Oliveira, um jovem de 24 anos, que colocou o Brasil na lista dos países das grandes chacinas atribuídas aos psicopatas, e que só se imaginava ser possível em países como os EUA.

Todas as autoridades e especialistas em psicologia forense tentam explicar o que realmente levou o assassino a cometer ato tão deplorável contra crianças indefesas. Por essa razão está mais que na hora de nossa sociedade exigir das autoridades competentes explicações racionais para o fato de uma pessoa como o Wellington pudesse adquirir tão facilmente uma arma de fogo com tamanha quantidade de munição.

Quem são os instrutores com os quais alguém consegue aprender como manejar uma arma e como municiar revólveres com tamanha agilidade e precisão, quem são os responsáveis pela fiscalização desses cursos se é que existe? Não se pode mais admitir que sejam necessários acontecimentos funestos como esse, com o derramamento de sangue de inocentes crianças, para que o Brasil tenha mais responsabilidade na venda e no manuseio de armas de fogo. Torna-se urgente a implantação de medidas para evitar novos desastres como a que presenciamos, a começar por uma séria e incessante campanha pelo desarmamento há muito desprezada, como desprezadas são tantas outras necessidades de nosso povo, tais como segurança, saúde, combate à corrupção etc. etc.

Sabe-se através de cálculos aleatórios e extra-oficiais, que existem mais de 8 milhões de armas ilegais no Brasil, o que é simplesmente inadmissível e precisa de medidas imediatas para se eliminar o alto risco que esse número representa de que possam acontecer mais fatos lamentáveis como o da escola de Realengo.

Precisamos todos nos unir em respeito aos meninos e meninas que perderam a vida nessa chacina, e exigir medidas sérias e imediatas, para que não testemunhemos nunca mais fatos tão dolorosos e revoltantes como esse, e, para que essas vidas não tenham sido ceifadas em vão.

O Brasil precisa de cada brasileiro, vamos à medida de nossos recursos e possibilidades fazer a parte que nos cabe, investindo na luta pelo crescimento da conscientização de que cada indivíduo é também responsável, pela manutenção da dignidade, da educação e da paz, em nosso País.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/home.jsp?&secao=detalhe&localizador=Zero+Hora/Zero+Hora/palavra+do+leitor/66443&uf=1&local=1&section=participe&mode=fullaccess
Francisco Rebouças

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Não nos esqueçamos da volta!

Há um velho ditado popular que diz: “a vida dá muitas voltas”; assim, necessário se torna observarmos com muito cuidado o que estamos semeando em nosso caminho, pois, não podemos esquecer que colheremos, infalivelmente, aquilo que houvermos semeado.

A Lei de Deus é perfeita e imutável, e por essa razão, se hoje estamos sofrendo, ou passando por grandes dificuldades na vida, é hora de entender que estamos colhendo os frutos amargos das sementeiras equivocadas do nosso passado de desequilíbrio e irresponsabilidade diante das Leis que regem a vida da criatura na Terra.

Por isso mesmo, estejamos atentos e cuidadosos com a nova plantação, pois, se desejamos colher frutos saborosos e nutrientes no futuro, preciso se faz, semear no presente a boa semente, combater o bom combate.

Que plantemos agora apenas sementes de otimismo, de confiança, de paz e de amor, para nos candidatarmos amanhã a saborear os frutos saborosos da alegria, da felicidade e da paz de espírito que tanto almejamos.

Não há outra saída, “a cada um será dado segundo as suas obras”.

Francisco Rebouças

terça-feira, 12 de abril de 2011

Plantemos a boa semente!

LEMBRE-SE de que colheremos, infalivelmente, aquilo que houvermos semeado.
Se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos amargos das sementeiras errôneas do passado.
Fique alerta quanto ao momento presente!
Plante apenas sementes de otimismo e de amor, para colher amanhã os frutos doces da alegria e da felicidade.
Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou.

Livro: Minutos de Sabedoria
Carlos Torres Pastorino

Francisco Rebouças

domingo, 10 de abril de 2011

NO TRABALHO

 
Desde que se encontre em condições orgânicas favoráveis, dedicar-se ao exercício constante de uma profissão nobre e digna.
O engrandecimento da vida exige o tributo individual do trabalho.
Situar em posições distintas as próprias tarefas diante da família e da profissão, da Doutrina que abraça e da coletividade a que deve servir, atendendo a todas as obrigações com o necessário equilíbrio.
O dever, lealmente cumprido, mantém a saúde da consciência.
Examinar os temas de serviço que lhe digam respeito, para não estagnar os próprios recursos na irresponsabilidade destrutiva ou na rotina perniciosa.
Da busca incessante da perfeição, procede a competência real.
Ajudar aos colegas de trabalho e compreendê-los, contribuindo para a honorabilidade da classe a que pertença.
O espírita responde por sua qualificação nos múltiplos setores da experiência.
Cultuar a caridade nas tarefas profissionais, inclusive naquelas que se refiram às transações do comércio.
O utilitarismo humano é uma ilusão como as outras.
Jamais prevalecer-se das possibilidades de que disponha no movimento espírita para favoritismos e vantagens na esfera profissional.
Quem engana a própria fé, perde a si mesmo.
Em nenhuma ocasião, desprezar as ocupações de qualquer natureza, desde que nobres e úteis, conquanto humildes e anônimas.
O trabalho recebe valor pela qualidade dos seus frutos.

“Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” — Jesus. (J

Livro: Conduta Espírita
Waldo Vieira/André Luiz

Francisco Rebouças
OÃO, 5:17.)

sábado, 9 de abril de 2011

Amor fraternal

“Permaneça o amor fraternal.” – Paulo. (Hebreus, 13:1.)

As afeições familiares, os laços consangüíneos, as simpatias naturais podem ser manifestações muito santas da alma, quando a criatura as eleva no altar do sentimento superior, contudo, é razoável que o espírito não venha a cair sob o peso das inclinações próprias.

O equilíbrio é a posição ideal.

Por demasia de cuidado, inúmeros pais prejudicam os filhos.

Por excesso de preocupações, muitos cônjuges descem às cavernas do desespero, defrontados pelos insaciáveis monstros do ciúme que lhes aniquilam a felicidade.

Em razão da invigilância, belas amizades terminam em abismo de sombra.

O apelo evangélico, por isto mesmo, reveste-se de imensa importância.

A fraternidade pura é o mais sublime dos sistemas de relações entre as almas.

O homem que se sente filho de Deus e sincero irmão das criaturas não é vitima dos fantasmas do despeito, da inveja, da ambição, da desconfiança. Os que se amam fraternalmente alegram-se com o júbilo dos companheiros; sentem-se felizes com a ventura que lhes visita os semelhantes.

As afeições violentas, comumente conhecidas na Terra, passam vulcânicas e inúteis.

Na teia das reencarnações, os títulos afetivos modificam-se constantemente. É que o amor fraternal, sublime e puro, representando o objetivo supremo do esforço de compreensão, é a luz imperecível que sobreviverá no caminho eterno.

Livro: Pão Nosso
Chico Xavier/Emmanuel
 
Francisco Rebouças

quinta-feira, 7 de abril de 2011

EXPERIÊNCIA DOMÉSTICA

Ordem, trabalho, caridade, benevolência, compreensão começam dentro de casa.

A parentela é um campo de aproximação, jamais cativeiro.

Aprendamos a ouvir sem interromper os que falam à mesa doméstica, a fim de que possamos escutar com segurança as aulas da vida.

O lar é um ponto de repouso e refazimento, nunca mostruário de móveis e filigranas, conquanto possa e deva ser enfeitado com distinção e bom gosto, tanto quanto possível.

Quem pratica o desperdício, não reclame se chegar à penúria.

Benditos quantos se dedicam a viver sem incomodar os que lhe compartilhem a experiência.

Evite as brincadeiras de mau gosto que, não raro, conduzem a desastre ou morte prematura.

O trabalho digno é a cobertura de sua independência.

Aconselhe a criança e ajude a criança na formação espiritual, que isso é obrigação de quem orienta, mas respeite os adultos em suas escolhas, porque os adultos são responsáveis e devem ser livres nas próprias ações, tanto quanto você deseja ser livre em suas idéias e empreendimentos.

Se você não sabe tolerar, entender, abençoar ou ser útil a oito ou dez pessoas do ninho doméstico, de que modo cumprir os seus ideais e compromissos de elevação nas áreas da Humanidade?

Muitos crimes e muitos suicídios são levados a efeito a pretexto de se homenagear carinho e dedicação no mundo familiar.

Livro: Sinal Verde
Chico Xavier/André Luiz
 
Francisco Rebouças

sábado, 2 de abril de 2011

Estudando o Espiritismo - E.S.E.

O ponto de vista

A idéia clara e precisa que se faça da vida futura proporciona inabalável fé no porvir, fé que acarreta enormes conseqüências sobre a moralização dos homens, porque muda completamente o ponto de vista sob o qual encaram eles a vida terrena. Para quem se coloca, pelo pensamento, na vida espiritual, que é indefinida, a vida corpórea se torna simples passagem, breve estada num pai ingrato. As vicissitudes e tribulações dessa vida não passam de incidentes que ele suporta com paciência, por sabê-las de curta duração, devendo seguir-se-lhes um estado mais ditoso. À morte nada mais restará de aterrador; deixa de ser a porta que se abre para o nada e torna-se a que dá para a libertação, pela qual entra o exilado numa mansão de bem-aventurança e de paz. Sabendo temporária e não definitiva a sua estada no lugar onde se encontra, menos atenção presta às preocupações da vida, resultando-lhe daí uma calma de espírito que tira àquela muito do seu amargor.

Pelo simples fato de duvidar da vida futura, o homem dirige todos os seus pensamentos para a vida terrestre. Sem nenhuma certeza quanto ao porvir, dá tudo ao presente. Nenhum bem divisando mais precioso do que os da Terra, torna-se qual a criança que nada mais vê além de seus brinquedos. E não há o que não faça para conseguir os únicos bens que se lhe afiguram reais. A perda do menor deles lhe ocasiona causticante pesar; um engano, uma decepção, uma ambição insatisfeita, uma injustiça de que seja vítima, o orgulho ou a vaidade feridos são outros tantos tormentos, que lhe transformam a existência numa perene angústia, infligindo-se ele, desse modo, a si próprio, verdadeira tortura de todos os instantes. Colocando o ponto de vista, de onde considera a vida corpórea, no lugar mesmo em que ele aí se encontra, vastas proporções assume tudo o que o rodeia. O mal que o atinja, como o bem que toque aos outros, grande importância adquire aos seus olhos. Àquele que se acha no interior de uma cidade, tudo lhe parece grande: assim os homens que ocupem as altas posições, como os monumentos. Suba ele, porém, a uma montanha, e logo bem pequenos lhe parecerão homens e coisas.

É o que sucede ao que encara a vida terrestre do ponto de vista da vida futura; a Humanidade, tanto quanto as estrelas do firmamento, perde-se na imensidade. Percebe então que grandes e pequenos estão confundidos, como formigas sobre um montículo de terra; que proletários e potentados são da mesma estatura, e lamenta que essas criaturas efêmeras a tantas canseiras se entreguem para conquistar um lugar que tão pouco as elevará e que por tão pouco tempo conservarão. Daí se segue que a importância dada aos bens terrenos está sempre em razão inversa da fé na vida futura.

Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. II, item 5.

Francisco Rebouças