“O homem que julga infalível a sua razão está bem perto do erro. Mesmo aqueles, cujas ideias são as mais falsas, se apóiam na sua própria razão e é por isso que rejeitam tudo o que lhes parece impossível.” Fonte: O Livro dos Espíritos, introdução VII.

Espiritismo em Foco

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Jornal Zero Hora!

O Massacre de Realengo

Jose Francisco Costa Rebouças
O Brasil e o mundo foram surpreendidos pela notícia exibida ao vivo, pelos meios de comunicação do Rio de Janeiro, por um fato absolutamente jamais imaginado pela população da zona oeste de nossa cidade, o massacre ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira no bairro de Realengo.

Em pleno horário de atividades normais em uma sala de aula, acontecia um verdadeiro pesadelo para os professores e crianças que ali se encontravam em busca de conhecimentos para justamente oferecerem à sociedade maiores opções de crescimento e desenvolvimento na busca de melhores dias para todos nós. O fato assombroso foi estupidamente executado por Wellington Menezes de Oliveira, um jovem de 24 anos, que colocou o Brasil na lista dos países das grandes chacinas atribuídas aos psicopatas, e que só se imaginava ser possível em países como os EUA.

Todas as autoridades e especialistas em psicologia forense tentam explicar o que realmente levou o assassino a cometer ato tão deplorável contra crianças indefesas. Por essa razão está mais que na hora de nossa sociedade exigir das autoridades competentes explicações racionais para o fato de uma pessoa como o Wellington pudesse adquirir tão facilmente uma arma de fogo com tamanha quantidade de munição.

Quem são os instrutores com os quais alguém consegue aprender como manejar uma arma e como municiar revólveres com tamanha agilidade e precisão, quem são os responsáveis pela fiscalização desses cursos se é que existe? Não se pode mais admitir que sejam necessários acontecimentos funestos como esse, com o derramamento de sangue de inocentes crianças, para que o Brasil tenha mais responsabilidade na venda e no manuseio de armas de fogo. Torna-se urgente a implantação de medidas para evitar novos desastres como a que presenciamos, a começar por uma séria e incessante campanha pelo desarmamento há muito desprezada, como desprezadas são tantas outras necessidades de nosso povo, tais como segurança, saúde, combate à corrupção etc. etc.

Sabe-se através de cálculos aleatórios e extra-oficiais, que existem mais de 8 milhões de armas ilegais no Brasil, o que é simplesmente inadmissível e precisa de medidas imediatas para se eliminar o alto risco que esse número representa de que possam acontecer mais fatos lamentáveis como o da escola de Realengo.

Precisamos todos nos unir em respeito aos meninos e meninas que perderam a vida nessa chacina, e exigir medidas sérias e imediatas, para que não testemunhemos nunca mais fatos tão dolorosos e revoltantes como esse, e, para que essas vidas não tenham sido ceifadas em vão.

O Brasil precisa de cada brasileiro, vamos à medida de nossos recursos e possibilidades fazer a parte que nos cabe, investindo na luta pelo crescimento da conscientização de que cada indivíduo é também responsável, pela manutenção da dignidade, da educação e da paz, em nosso País.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/home.jsp?&secao=detalhe&localizador=Zero+Hora/Zero+Hora/palavra+do+leitor/66443&uf=1&local=1&section=participe&mode=fullaccess
Francisco Rebouças