“O homem que julga infalível a sua razão está bem perto do erro. Mesmo aqueles, cujas ideias são as mais falsas, se apóiam na sua própria razão e é por isso que rejeitam tudo o que lhes parece impossível.” Fonte: O Livro dos Espíritos, introdução VII.

Espiritismo em Foco

quarta-feira, 23 de março de 2011

Palavras de Josepha!

 
Estuda sempre
Quando o Espírito de Verdade nos deu como ensinamentos, Espíritas amai-vos, e espíritas instruí-vos, constantes do Evangelho segundo o Espiritismo, Cap. IV, item 5, estava nos propondo envidar todos os esforços no sentido de desenvolvermos o gosto pelo estudo.

Buscava nos incentivar a desenvolver a inteligência, no sentido de melhor podermos compreender os objetivos de nossa estada neste planeta que nos abriga nos concedendo oportunidades de crescimento e progresso, atreves da nossa reforma moral ajudando-nos a nortear nossos caminhos em direção ao bem e ao belo, utilizando-nos da instrução para aprimorar cada vez mais nossas atitudes no uso correto do discernimento que regula as nossas decisões, para que sejam elas em sua maioria positiva, benéfica, proveitosa, ao nosso progresso na construção de um futuro de paz e felicidade.

Com o estudo, o desenvolvimento intelectual do ser humano, se fará mais rapidamente, e ele melhor entenderá a verdadeira fórmula de resolver a carência de felicidade que tanto o incomoda, trabalhando pelo seu crescimento e ajudando no crescimento do seu semelhante, compreenderá que não haverá paz duradoura se seu próximo estiver em guerra interior, pois, essa guerra o afetará mais cedo ou mais tarde.

É, através do estudo, que ele aprenderá que, só o amor é bastante capaz de produzir o progresso, elevando o ser humano através do respeito aos direitos dos outros, entendendo também que a Justiça Divina é a mesma para ricos e pobres, brancos e negros, homens ou mulheres.

Neste estágio, então terá bastante compreensão para colocar em prática tudo que aprendeu, com a finalidade única, de promover o crescimento da humanidade inteira, fazendo a parte que lhe compete realizar, e ajudando a tantos quanto lhe seja possível, na implantação do reinado do amor na terra o mais breve quanto possível seja.

Josepha
Por: Francisco Rebouças