“O homem que julga infalível a sua razão está bem perto do erro. Mesmo aqueles, cujas ideias são as mais falsas, se apóiam na sua própria razão e é por isso que rejeitam tudo o que lhes parece impossível.” Fonte: O Livro dos Espíritos, introdução VII.

Espiritismo em Foco

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ergamo-nos


“Levantar-me-ei e irei ter com meu pai...” – (Lucas, 15:18.)

Quando o filho pródigo deliberou tornar aos braços paternos, resolveu intimamente levantar-se.
Sair da cova escura da ociosidade para o campo da ação regeneradora.
Erguer-se do chão frio da inércia para o calor do movimento reconstrutivo.
Elevar-se do vale da indecisão para a montanha do serviço edificante.
Fugir à treva e penetrar a luz.
Ausentar-se da posição negativa e absorver-se na reestruturação dos próprios ideais.
Levantou-se e partiu no rumo do Lar Paterno.
Quantos de nós, porém, filhos pródigos da Vida, depois de estragarmos as mais valiosas oportunidades, clamamos pela assistência do Senhor, de acordo com os nossos desejos menos dignos, para que sejamos satisfeitos? quantos de nós descemos, voluntariamente, ao abismo e, lá dentro, atolados na sombria corrente de nossas paixões, exigimos que o Todo-Misericordioso se faça presente, ao nosso lado, através de seus divinos mensageiros, a fim de que os nossos caprichos sejam atendidos?
Se é verdade, no entanto, que nos achamos empenhados em nosso soerguimento, coloquemo-nos de pé e retiremo-nos da retaguarda que desejamos abandonar.
Aperfeiçoamento pede esforço.
Panorama dos cimos pede ascensão.
Se aspiramos ao clima da Vida Superior, adiantemo-nos para a frente, caminhando com os padrões de Jesus.
– Levantar-me-ei, disse o moço da parábola.
– Levantemo-nos, repitamos nós.

Livro: Fonte Viva
Chico Xavier/Emmanuel

Francisco Rebouças

O Primeiro Desafio



Livro: Episódios Diários
Divaldo Franco/Joanna de Ângelis

Francisco Rebouças

Disposto a esquecer o mal, dedicando-te ao bem, enfrentas o primeiro desafio.

Incidente doméstico ocorre envolvendo-te emocionalmente.

Tens a impressão que todo o planejamento para o dia se desfaz.

Sentes os nervos abalados e estás a ponto de aceitar a pugna.

Silencia, porém, e age.

O hábito da discussão perniciosa se te instalou no comportamento e crês que não possuis forças para superar o acontecimento danoso.

Recorda que estás num clima de efeitos que vêm dos dias anteriores, quando te engajavas nas provocações, reagindo no mesmo tom.

Os familiares não sabem das tuas disposições novas e, porque estão acostumados às querelas e agressões, preservam o ambiente prejudicial.

Em teu procedimento de homem novo necessitas do autocontrole, reconquistando os familiares, que se surpreenderão com a tua nova filosofia de vida.

Contorna o primeiro desafio, dilui por antecipação e com sabedoria o malestar que ele podia gerar.

Este é o passo inicial para o teu dia feliz.

Nosso Blog Espírita novamente fora do ar!


Meus amigos, os inimigos da Luz não dão tréguas, continuam a desrespeitar o direito dos outros de usar a internet para divulgação do que lhes é contrário às convicções religiosas.

Hoje novamente nosso blog:
 http://franciscoreboucas.blogspot.com/  está fora do ar. Pensam eles que assim procedendo, estão nos tirando o ânimo de divulgar a mensagem esclarecedora e consoladora da doutrina espírita, ledo engano, muito mais disposição estão nos dando para continuar com a divulgação do cristianismo redivivo através de nossa maravilhosa doutrina espírita.

Dessa forma, as notícias e matérias de hoje, seguem através deste outro blog criado anteriormente pela mesma causa, e, se por um acaso, este também for retirado do ar, criaremos outros tantos quantos forem necessários.

Assim, longe de estarem nos prejudicando, estão nos inventivando a criação de outros muitos endereços de blogs espíritas para estarem disponíveis na internet com as mensagens de amor e respeito ao semelhante, ensinadas e exemplificadas a todos nós pelo nosso verdadeiro Mestre e Guia Jesus de Nazaré.

Continuaremos sem desânimo, a divulgar a pura mensagem cristã resumida por ELE em simplesmente: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos", do que muitos "Cristãos", ainda não ouviram falar.

Um forte abraço,
Francisco Rebouças