“O homem que julga infalível a sua razão está bem perto do erro. Mesmo aqueles, cujas ideias são as mais falsas, se apóiam na sua própria razão e é por isso que rejeitam tudo o que lhes parece impossível.” Fonte: O Livro dos Espíritos, introdução VII.

Espiritismo em Foco

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Argumentos de sempre


A Doutrina Espírita é sem qualquer sombra de dúvidas, a maior e mais séria adversária dos materialistas, tendo por isso mesmo adquirido ao longo dos tempos a antipatia daqueles que se alimentam das teorias do materialismo, que, dessa forma, se colocam então como inimigos ferrenhos da filosofia espírita.
É bem verdade, que muito poucos seguidores da doutrina materialista se atrevem a confessar que o são, nos deixando transparecer nitidamente a ideia de que não estão tão bem seguros nas suas convicções.

Defendem com unhas e dentes suas teorias, apelando para a lógica da razão com os argumentos de que a ciência precisa descobrir o que segundo afirmam o espiritismo não tem como comprovar, não levando em conta, que a ciência humana, apenas engatinha para solucionar os diversos enigmas com que se defronta diariamente para decifrar os obstáculos que o conhecimento da matéria impõe, não encontrando explicações convincentes para inúmeros fatos exclusivamente de domínio das leis do mundo físico, como as descobertas das vacinas contra inúmeras doenças, a cura para uma imensidade de enfermidade que continuam consideradas como incuráveis, e que afligem a humanidade em todas as partes do planeta, os preventivos tão aguardados contra a invasão dos insetos nas lavouras etc, etc...

Esses inimigos de Doutrina Espírita, “buscam concentrar seus pontos de ataque no maravilhoso e no sobrenatural, que não admitem”. Sem conhecerem a doutrina que combatem, pensam que como as religiões tradicionais estão fundamentadas nos fatos inexplicáveis tidos como milagres, não têm o cuidado de buscar os necessários esclarecimentos para saberem que a doutrina espírita nos ensina que milagres não existem.

Mesmo porque, “o Espiritismo não tem de examinar se existem ou não milagres. Se Deus pôde, em certos casos, alterar as leis eternas que regem o universo, o Espiritismo deixa, em relação a isso, toda a liberdade de crença. Diz e prova que os fenômenos em que se apoia nada têm de sobrenatural, a não ser na aparência. Esses fenômenos não parecem naturais aos olhos de certas pessoas, porque estão fora do comum e diferentes dos fatos conhecidos. Mas não são mais sobrenaturais do que todos os fenômenos dos quais a ciência nos dá hoje a solução e que pareciam maravilhosos antes, em uma outra época. Todos os fenômenos espíritas, sem exceção, são consequência de leis gerais. Revelam-nos um dos poderes da natureza, poder desconhecido, ou melhor, incompreendido até aqui, mas que a observação demonstra estar na ordem das coisas. O Espiritismo se fundamenta menos no maravilhoso e no sobrenatural do que a própria religião; aqueles que o atacam sob esse aspecto é porque não o conhecem, e ainda que fossem os homens mais sábios, nós lhes diríamos: se a ciência, que vos ensinou tanta coisa, não ensinou que o domínio da natureza é infinito, sois apenas meio sábios”.
 
A doutrina espírita é a primeira a combater o maravilhoso, o sobrenatural, nos asseverando que, o que muitos assim denominam, não passa de algo desconhecido pela ciência dos homens, e que assim que for descoberto o princípio que rege o tal fenômeno, ele deixará de pertencer ao rol das coisas inexplicáveis para ter uma explicação lógica, como os diversos “milagres” operados por Jesus, que nada mais fez que exercer o seu conhecimento sobre os fenômenos que se lhe apresentaram e resolvê-los com a simplicidade de quem sabe; nós espíritas, não deixamos de dar o devido valor ás coisas da matéria, mas não ficamos apenas nisso, pois que o espiritismo não aceita todos os fatos como sendo maravilhosos ou sobrenaturais, longe disso, demonstra a impossibilidade de grande número deles e o ridículo de certas crenças, que constituem a superstição propriamente dita.

Julgar o espiritismo pelos fatos que ele não admite é dar prova de ignorância sobre seus conceitos, é por isso que, no Livro dos Médiuns Cap. II, item 14, nº 8, O Codificador nos instrui para que não levemos em conta os argumentos de quem quer que combata a doutrina que professamos, sem apresentar as convincentes justificativas para seus argumentos conforme lá está descrito:

“O espiritismo não pode por isso considerar como crítico sério, senão aquele que o tudo tenha visto, estudado e aprofundado, com a paciência e perseverança, de um observador consciencioso; que do assunto saiba tanto quanto qualquer adepto instruído; que haja por conseguinte, haurido seus conhecimentos algures, que não nos romances da ciência; aquele a quem não se possa opor fato algum, que lhe seja desconhecido, nenhum argumento de que já não tenha cogitado e cuja refutação faça, não por mera negação, mas por meio de outros argumentos mais peremptórios; aquele, finalmente, que possa indicar, para os fatos averiguados, causa mais lógica do que a que lhes aponta o Espiritismo. Tal crítico ainda está por aparecer.  ¹

Fonte: Livro dos Médiuns, FEB – 26ª edição.


Francisco Rebouças 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ALERTA


José do Patrocínio  

Servidores do Cristo, orem de sentinela!

Eis que o mundo sangrando é campo de batalha,

onde a treva infeliz se distende e trabalha

o coração sem Deus que, em sombras, se enregela.
 

Ao carro da discórdia, a maldade se atrela...

Do próprio firmamento em que o sol se agasalha

chove fogo cruel das nuvens de metralha

e o mal intensifica a indômita procela.
 

A Humanidade implora em súplicas estranhas

novos clarões de amor que removam as montanhas

contra o ódio voraz – nova Hidra de Lerna...
 

Levantemos, irmãos, as almas consumidas,

espalhando no mundo em nossas próprias vidas,

a lição de Jesus, renovadora e eterna!
 

(Soneto recebido em julho de 1948, em Pedro Leopoldo, estado de Minas Gerais).
Livro: União em Jesus
Chico Xavier/Espíritos Diversos
 

Francisco Rebouças

domingo, 18 de agosto de 2013

MEUS PENSAMENTOS

 
 Consciência!

É preciso saber porque se faz, para fazer porque se sabe.
Ensinar e aprender
Ensinar é mostrar aos outros que é possível conquistar, aprender é conquistar, tornando possível a si mesmo.

A Amizade

Amizade é o sentimento que vincula as almas umas às outras, proporcionando alegria e bem-estar a todos sob as bênçãos da fraternidade.

O Ciúme


O ciúme nada mais é que a desconfiança do ciumento de que a pessoa por ele aprisionada por um sentimento egoísta e doentio que o mantém escravizado, pode encontrar a porta da liberdade através de alguém que verdadeiramente o ame e respeite.
 
Francisco Rebouças